9 melhores eventos de Direito em 2020 (Coloque na agenda!)

 

Profissionais de advocacia precisam estar atentos ao mercado jurídico. Saber o que é novidade. Entender o que é capaz de gerar competitividade e notoriedade no mercado.

Permanecendo apenas no escritório de advocacia, dificilmente será possível obter todas essas informações. É preciso sair, ver e ouvir sobre o que está acontecendo no mundo afora. Para isso, há diversos eventos de Direito em 2020.

Talvez não dê para colocar todos na agenda. Mas, estar presente em alguns é essencial para fortalecer o networking e inovar na advocacia.

Alguns desses eventos abordam temas específicos (e novos) do mundo jurídico. Outros, estimulam debates sobre áreas diversas. Portanto, os eventos de Direito em 2020 possibilitam tanto ampliar conhecimento sobre diferentes áreas quanto focar em um específico. É uma questão de avaliar o que se adequa ao planejamento do escritório e ao próprio plano de carreira individual.

É difícil saber de quais participar? Para isso, fizemos uma pré-seleção daqueles em que já estivemos e consideramos os melhores para a advocacia. Já a seleção final, fica a critério de cada profissional da área jurídica. Afinal, cada um sabe o quão atualizado quer estar em 2020.

Eventos de Direito em 2020 em (que acreditamos) que é preciso comparecer

1. Congresso de Direito Internacional

A primeira edição do Congresso de Direito Internacional é organizada pela seccional catarinense da OAB. No centro dos debates estarão os desafios atuais do Direito Internacional na prática jurídica.

O mercado globalizado, em que os fluxos comerciais e migratórios se intensificam, é o principal motivo para o Congresso ser realizado. Há necessidade de profissionais de advocacia estarem devidamente capacitados para lidar com situações relacionadas ao tema que se tornam frequentes nos escritórios e são muito complexas em determinadas questões.

O Congresso é composto por cinco painéis em que serão abordados desde smart contracts internacionais, cooperação jurídica internacional, a proteção diplomática, adoção internacional e investimentos estrangeiros.

Para marcar na agenda:

Data: 12 de fevereiro de 2020

Horário: 9h às 18h30

Local: Sede institucional da OAB Santa Catarina, em Florianópolis (SC)

Mais informações: no site da OAB/SC

2. Fórum Marketing Jurídico

O marketing jurídico é uma área pouco explorada por profissionais de advocacia. Principalmente em razão do Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que proíbe algumas práticas comuns da publicidade e propaganda.

O Fórum Marketing Jurídico se dispõe a apresentar cases na área e a promover uma imersão para estimular o debate de estratégias capazes de diferenciar os profissionais e gerar visibilidade no concorrido mercado jurídico.

Assuntos como branding, inteligência artificial, mídias sociais e marketing de conteúdo são alguns dos assuntos que serão levantados nas oito horas previstas para durar o evento.

Para marcar na agenda:

Data: 13 de fevereiro de 2020

Horário: 8h30 às 18h

Local: Hotel Meliá Jardim Europa, em São Paulo (SP)

Mais informações: no site do Fórum Marketing Jurídico

3. Legal Summit

O Legal Summit é um evento itinerante, promovido pela escola de Inovação Jurídica Legal Hub. Além do primeiro evento em Joinville (SC), outros dois estão agendados já para o primeiro trimestre deste ano. No dia 30 de março o Legal Summit ocorrerá em Curitiba (PR) e outra data está para ser confirmada para a realização do evento em Florianópolis (SC).

Nas três cidades, as imersões tem como foco desenvolver nos participantes habilidades ausentes à formação acadêmica de profissionais de advocacia. Também, incentivar conexões e a evolução pessoal e profissional dos participantes.

Nas edições de Joinville e Curitiba serão realizadas oito palestras com temas como habilidades comportamentais, transformação digital, startups e legaltechs, e compliance no Direito Digital.

Para marcar na agenda:

Data: 18 de fevereiro de 2020

Horário: 17h30 às 22h

Local: Ágora Tech Park, em Joinville (SC)

Mais informações: no site do Legal Summit

4. Conferência Nacional da Mulher Advogada

O tema central da é a igualdade, liberdade e sororidade. O evento tratará sobre as principais bandeiras do universo feminino frente aos desafios da advocacia contemporânea.

Nos dois dias de evento serão realizados painéis, palestras e workshops. Também estão previstos dois talk shows sobre a mulher na mídia e a mulher no esporte.

Na conferência magna de encerramento do evento as discussões serão sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, a mulher no mercado de trabalho, crimes digitais contra a mulher, igualdade de gênero e desenvolvimento econômico, a mulher no Direito de Família, o corpo e a saúde da mulher e o papel do homem na promoção da igualdade de gênero.

Para marcar na agenda:

Data: 5 e 6 de março de 2020

Horário: 14h às 18h; 8h30 às 19h30

Local: Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE)

Mais informações: no site da OAB Nacional

5. Conecte-se: Seminário de Inovação e Tecnologia no Direito

A proposta do Conecte-se é inserir a advocacia no universo digital. A primeira edição do Seminário aconteceu em setembro de 2019 e a segunda deve acontecer em março de 2020.

Profissionais de advocacia que participaram do evento no ano passado ouviram especialistas do mercado jurídico abordar sobre ciência de dados e legal design, legal analytics, gestão data driven, entre outros temas.

A inscrição no Seminário de Inovação e Tecnologia no Direito é gratuita. Profissionais de advocacia interessados em participar também podem acompanhar a transmissão ao vivo pelo YouTube.

Para marcar na agenda:

Data: 13 de março de 2020

Horário: 9h às 18h

Local: Sede institucional da OAB São Paulo, em São Paulo (SP), ou online

Mais informações: com a OAB/SP

6. Lawtech Conference

Na Lawtech Conference são apresentadas as tendências e as transformações provocadas pela tecnologia na área do Direito.

O debate central do evento é as maneiras possíveis de tornar o sistema jurídico brasileiro e os operadores do Direito mais eficientes.

Há muitas lawtechs e legaltechs no Brasil que geram impacto sobre a forma de advogar. Também, muitas tendências para se conhecer. São tantas que o assunto não se esgota. Ainda mais se considerar que a cada ano surgem mais novidades. Assim, a Lawtech Conference é um dos eventos de Direito em 2020 imperdíveis!

Para marcar na agenda:

Data: 21 de maio de 2020

Horário: 9h às 18h

Local: PRO MAGNO Centro de Eventos, São Paulo (SP)

Mais informações: no site da Lawtech Conference

7. ADV Conference

O ADV Conference é um evento para profissionais de advocacia de todo o Brasil, realizado especialmente para discutir o futuro da advocacia.

Existem muitas tecnologias, hoje, capazes de ajudar quem atua na área jurídica. O ADV Conferece apresenta todas essas possibilidades em dois dias de evento.

São cerca de 20 palestrantes que abordam desde a advocacia 4.0 até questões envolvendo a carreira e o empreendedorismo jurídico. Somado a isso, há a feira de negócios e momentos exclusivos de networking que ajudam a conceber insights para a vida pessoal e profissional.

Para marcar na agenda:

Data: agosto de 2020, em dois dias consecutivos

Horário: 8h às 19h

Local: Sede da Softplan, em Florianópolis (SC)

Mais informações: no site do ADV Conference

8. Fenalaw

A Fenalaw é um evento já consolidado. Em 2020, será realizada a 17ª edição do Congresso, por onde passaram 7,7 mil pessoas no ano passado.

A cada edição, o conteúdo se mantém atual e o mais pertinente possível ao cenário de transformação observado no setor jurídico. Além de renomados especialistas em Direito e tecnologia nacionais, há palestrantes internacionais para compartilhar uma visão globalizada do cenário do Direito.

Profissionais do Direito de diversas regiões do Brasil se encontram na Fenalaw para conhecer as empresas que levam à Feira de Negócios o que há de mais moderno em soluções e serviços, fazer networking e sair com informações relevantes sobre a realidade da advocacia e um panorama atual do mercado jurídico.

Para marcar na agenda:

Data: 21 a 23 de outubro de 2020

Horário: 9h às 18h

Local: Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP)

Mais informações: no site da Fenalaw

9. Conferência Nacional da Advocacia Brasileira

A Conferência Nacional da Advocacia Brasileira é considerado o maior evento de advocacia do país e um dos maiores do mundo.

A Conferência é realizada desde 1958, a cada três anos, e reúne profissionais de advocacia de diferentes regiões do Brasil para debater temas de interesse da classe e da sociedade em geral.

O evento de 2020 também celebra os 60 anos da seccional brasiliense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) e da capital federal, bem como os 90 anos da OAB Nacional. O patrono da Conferência em 2020 será o advogado e deputado constituinte Ulysses Guimarães.

Para marcar na agenda:

Data: 16 a 18 de novembro de 2020

Horário: Não informado

Local: Brasília (DF)

Mais informações: no site da OAB Nacional

Por que não faltar aos Eventos de Direito em 2020?

Participar dos eventos citados – e de outros que não estão relacionados, mas são importantes para o desenvolvimento profissional na carreira jurídica -, é fundamental para os profissionais cujo objetivo é conhecer as inovações que tem sido implementadas na área jurídica. Especialmente para aqueles que não querem ficar para trás por falta de modernização. Afinal, a tecnologia tem feito e fará cada vez mais parte da advocacia. Principalmente nos tempos atuais, em que o escritório digital, por exemplo, já é uma realidade possível, muito em função da tecnologia.

No eBook Escritório Digital: como a tecnologia está mudando a prática do Direito, constam várias das possibilidades que têm contribuído para que a prática da advocacia seja desempenhada de forma mais estratégica e produtiva.

Artigos relacionados