Qual é o melhor investimento para os escritórios de advocacia?

A compreensão sobre qual é o melhor investimento para o escritório de advocacia é essencial para planejar o crescimento do escritório. Também restringe as possibilidades, quando os investimentos são tão diversos.

Eles podem ser feitos para ampliar o espaço físico, aumentar a equipe, elevar a abrangência ou obter novos métodos de trabalho. Quando todos parecem importantes, por onde começar?

A resposta, na realidade, não está pronta. Primeiro, porque todos os citados acima podem ser investimentos importantes. Agora, qual deles priorizar, depende do que está definido no plano de gestão de cada escritório de advocacia. É algo muito particular. Porém, para decidir se o que está no plano é, de fato, o investimento que deve ser realizado, é possível observar tendências de mercado.

O que os escritórios de advocacia em geral, e os da mesma área de atuação, especificamente, estão fazendo em termos de investimento?

  1. Estão melhorando a infraestrutura física.
  2. Estão contratando mais advogados.
  3. Estão expandindo a área de atuação para outras cidades ou Estados.
  4. Estão investindo na contratação de soluções tecnológicas para agilizar as tarefas e aumentar a produtividade.

Observar o que está em alta entre os escritórios é o primeiro passo. O segundo é eleger alguns dos escritórios que estão realizando o investimento que parece dar mais retorno e observar se a impressão é real.

A próxima ação é entender se esse investimento cabe no escopo do escritório de advocacia. Ou seja, será que as finanças estão suficientemente seguras para investir?

Essa é uma análise importante. Aceita a nossa ajuda para fazê-la? Temos dicas muito boas para que possa se descobrir qual é o melhor investimento para os escritórios de advocacia.


advogada usando sistema de peticionamento online

Dicas sobre qual é o melhor investimento  para a advocacia

1. Análise financeira antes de tudo

Mesmo que a pessoa responsável pelo escritório já tenha identificado qual é o melhor investimento para a advocacia, não é possível seguir com ele se as finanças não estiverem saudáveis.

É muito provável que a ideia de investir tenha partido da identificação da boa saúde financeira do escritório de advocacia. Sendo assim, não custa verificar se o aporte que há para investir é suficiente para o investimento que se planeja fazer.

2. Definição de metas para cumprir

Há mais chance de o investimento dar certo quando são determinados objetivos pontuais para serem executados até o investimento estar completo e rendendo, de acordo com o esperado.

Conforme esses objetivos forem sendo cumpridos, pode ser que novas oportunidades surjam, aumentando a probabilidade de o investimento planejado ser ainda mais eficiente do que o pensado.

3. Divulgação no momento certo

Paralelamente ao investimento, é preciso planejar a divulgação que vai ser feita para que o público do escritório de advocacia tome conhecimento da nova iniciativa.

O porte dessa divulgação vai depender do que foi feito. Considerando os exemplos de possíveis investimentos  que o escritório pode realizar, a divulgação pode contemplar:

Melhora da infraestrutura física

Enviar um convite (impresso, via e-mail ou WhatsApp), para quem já é cliente e para as pessoas que quer que se tornem clientes para participar da reinauguração do espaço. Realizar, junto, algum tipo de meet up, pode gerar curiosidade e ser mais assertivo para contar com a participação das pessoas.

Contratação de mais advogados

Enviar um informativo (impresso, via e-mail ou WhatsApp), para os clientes, informando sobre a(s) nova(s) contratação, com uma foto e minicurrículo dos recém-chegados.

Caso algum novo integrante seja especialista em uma área específica, em que se espera atender determinados perfis de clientes, uma ação pode ser enviar o material acima com uma comunicação mais dirigida. Por exemplo: Fulano é o novo especialista do escritório tal. Agora, suas demandas na área tal podem ser realmente cuidadas por quem entende. Dia tal, horário tal, já agendamos um horário para que possa conhecê-lo.

Expansão para outras cidades

Nesse caso, vale a ação do primeiro exemplo. E também divulgar, com o apoio de alguma Assessoria de Comunicação, a chegada do escritório na cidade ou Estado.

Os espaços conquistados junto à mídia tradicional são sempre um bom meio de conseguir uma boa divulgação sobre o investimento realizado.

Mas, é interessante fazer essa parceria quando o escritório terá uma sede própria ou associou-se a outro escritório de renome. Não serve para os casos de contratação de corresponde jurídico.

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Contratação de soluções tecnológicas

Pode parecer muito operacional e pouco importante a contratação de um software para peticionar. Em que isso pode interessar os clientes? Que força esse tipo de investimento pode representar para os clientes que se espera conquistar?

Pode significar muitas coisas. Enviar  ao menos um e-mail informando a mudança pode demonstrar que o escritório está atualizado ao inserir o uso da tecnologia no dia a dia, a preocupação em atender de forma mais ágil aos clientes e em ter mais tempo para eles. Isso para citar somente alguns exemplos.

Na hora de divulgar o investimento, algo que não pode ser esquecido é no site do escritório de advocacia e nas redes sociais o que está sendo ou foi feito. Esses são canais online por onde trafegam muitas pessoas diariamente. Essa audiência não pode ser desprezada.

Enfim, não dissemos que o melhor investimento para escritórios de advocacia é uma determinada coisa. Porque isso depende muito do propósito de cada um e do momento que cada escritório está vivendo. O correto é fazer um investimento que faça sentido para a prática advocatícia. Podemos conversar sobre peticionamento unificado online, caso esse seja o momento para falarmos a respeito. Agende uma conversa rápida com um de nossos especialistas, abaixo.

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