Os maiores desafios na gestão do escritório de advocacia

 

Fazer a gestão do escritório de advocacia é crucial para o negócio.

Em muitos casos, é a gestão que determina a sustentabilidade ou o insucesso do modelo de trabalho adotado pelos advogados. Com tanto em jogo, como fazer dar certo? São muitos os desafios, de todos os portes. O que vamos fazer neste post é ajudar você a vencer cada batalha para ganhar a guerra!

Gestão do escritório de advocacia: por onde começar?

Por onde começar? Por uma simples pergunta: você tem um modelo de negócio? Não importa há quanto tempo você está atuando, não importa o porte do seu escritório, a questão é que se você pouca atenção deu à elaboração de um modelo de negócio, precisa retomar a organização dele. A partir daí, muitos dos desafios que surgem na gestão do escritório de advocacia já serão sanados.

Os modelos de negócio são mais que um documento para ser esquecido na gaveta. Eles respondem a muitos questionamentos, alinham diversos pontos e auxiliam na fluidez das atividades rotineiras. E você não precisa desembolsar nenhum valor significativo para um consultor desenvolvê-lo. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) disponibiliza um Guia gratuito  na internet. Vale a pena dar uma olhada!

O problema é a equipe?

Cada pessoa que atua no escritório de advocacia tem um papel importante. Cada uma tem funções determinadas, que precisam estar claras. Isso evita muitos conflitos e permite que todos trabalhem em harmonia. Caso seja esse o problema, reunir todos para, colaborativamente, estabelecer o que compete a cada um pode ser uma boa saída para vencer esse desafio na gestão do escritório de advocacia. Uma forma de iniciar essa conversa pode ser apresentar um esboço:

1- Atribuições do/a auxiliar administrativo/a e/ou recepcionista: atender aos clientes externos e internos, e atividades administrativas em geral.

2- Advogado sócio-proprietário: questões administrativas e demandas jurídicas.

3- Advogado sócio/contratado/terceirizado: atender clientes e demandas jurídicas.

Com essa prática, já é possível melhorar o relacionamento entre as pessoas da equipe. Vamos para o próximo ponto: fidelização dos clientes.

Os clientes não estão voltando?

As pessoas, quando são bem atendidas, voltam para viver a mesma experiência. Caso isso não esteja acontecendo no seu escritório de advocacia, é preciso descobrir o motivo. Como fazer isso? A melhor forma é conversar com os clientes que não voltaram e perguntar a eles por que deixaram de procurar o seu escritório. Muitas informações podem ser coletadas nessas conversas e um bom plano de ação pode surgir desses diálogos.

Mas não consulte um lado só. Converse com os clientes que você já tem há algum tempo sobre o que os faz escolher, sempre, a sua assessoria jurídica. Daí também é possível entender em que a equipe está sendo assertiva. Isso pode ser reforçado e replicado para garantir a fidelização dos clientes que estão chegando.

Falta conhecimento?

É fato que os advogados são bons conhecedores de leis e nem sempre entendem profundamente de questões administrativas. Essa é a razão pela qual a vida financeira de muitos escritórios de advocacia é a menos organizada de todas. Aqui há dois caminhos: ou o advogado busca treinamento e capacitação para poder garantir vida longa e próspera para o seu escritório ou investe na contratação de alguém com conhecimento suficiente para manter as coisas em ordem. O que fazer depende do tamanho do negócio, ou seja, do número de clientes e demanda.

Mas, sejamos francos, o lucro é o ponto que mais importa porque, sem ele, o escritório de advocacia não sobrevive. A conclusão, então, é de que o esforço de ampliar o conhecimento sobre a gestão financeira do escritório ou para expandir a equipe é um desafio que o gestor do escritório de advocacia precisa dedicar maior atenção, certo? Então, mãos à obra!

E a produtividade?

Escritórios de advocacia lutam para conseguir ser mais produtivos. Lutam porque nem sempre é algo que depende deles, já que prazos e o andamento dos processos dependem das normas e da velocidade com que o Judiciário consegue atender todas demandas. Ainda assim, há meios que estão ao alcance dos escritórios para ganhar velocidade e produzir mais. Um exemplo são as plataformas que permitem enviar várias petições, de uma só vez, para diversos tribunais ou as que permitem enviar online as apresentações de protesto de sentença para os tabelionatos. Tudo isso ajuda os escritórios de advocacia a ganhar tempo para realizar mais tarefas relevantes. Os sistemas é que cuidam da parte operacional.

Com os pontos que abordamos, você acredita que já consegue vencer alguns dos maiores desafios na gestão do escritório de advocacia? Estamos curiosos para saber. Escreva seu relato nos comentários. Assim, outras pessoas poderão conhecer a experiência que você tem para compartilhar. 🙂

 

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