Andamento de processo: 6 dicas infalíveis para não enlouquecer!

Quem é advogado ou já foi réu, sabe que o andamento de processo judicial pode ser demorado.

Um grande desafio é acompanhar esse processo, de forma a garantir a manutenção de todos os prazos, sem que a agenda fique conturbada.

É difícil, mas não é impossível! Portanto, não desista de continuar lendo esse texto por achar que o que estamos falando não é algo que possa ser aplicado. Até o fim dele, você pode se surpreender com os meios simples que podem ser utilizados em benefício do trabalho do advogado e do próprio cliente.

Maneiras de tornar o andamento de processo mais ágil

Sim! Embora algumas pessoas duvidem, há como tornar o andamento de processo mais rápido. Ao menos no que diz respeito às tarefas que cabem ao advogado. Abaixo, relacionamos algumas das maneiras que encontramos para contribuir com essa agilidade.

1. Conhecer a cultura de trabalho

Saber como as varas e secretarias de fóruns e Tribunais operacionalizam a rotina de trabalho é uma forma bastante útil de fazer com que o andamento de processo seja mais célere e tudo se resolva de maneira mais rápida. Descobrir como é essa rotina não requer mais do que uma conversa com algum dos operadores de Direito que atuam em um desses locais. Investir tempo para compreender essas informações pode se reverter em ganhos futuramente.


vantagens do peticionamento eletrônico, convite para baixar ebook

2. Conhecer as metas da CNJ

Desde a sua criação, há mais de dez anos, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determina metas para os órgãos do judiciário. Ou seja, todos têm de alcançar os Índices de Atendimento à Demanda (IAD), de Produtividade dos Magistrados (IPM) e de Produtividade dos Servidores (IPS). É possível acompanhar esses números pelo Painel de Resultados das Metas Nacionais. Assim, é possível saber qual é o volume de processos. Também, de julgamentos realizados em um determinado Tribunal. Dessa maneira, é possível se ter uma ideia de quão célere é cada um.

3. Economizar nas palavras

Existe uma máxima, atualmente, que diz: menos é mais! Ela pode ser aplicada a qualquer situação. Portanto, faz muito sentido usá-la na prática do Direito. Especialmente na elaboração de peças jurídicas. Principalmente porque textos muito longos e prolixos tomam um tempo maior de leitura e entendimento. Por isso, investir no oposto pode ser mais assertivo. Ou seja, escrever peças de maneira mais simples, objetiva e direta. Isso facilita a análise de argumentos e requerimentos, e contribui para um tempo menor para o andamento de processo.

4. Conhecer a complexidade do judiciário

Os diversos códigos que compõem a legislação brasileira contêm, cada um, diferentes maneiras de entrar com recursos, intervenções e demais tipos de atos processuais. Cada vez que uma dessas possibilidades é utilizada, estende-se o andamento do processo. Entretanto, para não ser pego de “calças curtas”, o advogado pode buscar formas de prever o uso desses meios e se resguardar de alguma forma. Uma opção pode ser compartilhar, com um colega de profissão, as informações base do processo para entender se a determinado processo caberia o uso de recursos e outros artifícios.

5. Invista em facilidades

Existem muitos recursos tecnológicos que ajudam os advogados na execução das tarefas profissionais. A maior vantagem em utilizá-los é o ganho de tempo. E, ainda, nem é preciso raciocinar muito para perceber esses benefícios.  Basta um exercício simples: contar quantas vezes por semana é preciso ir ao Tribunal para dar entrada em processos de clientes. É muito tempo? Talvez, sim. Mas isso pode ser alterado pelo uso de uma plataforma de peticionamento unificado, por exemplo.

Afinal, muitos dos softwares são desenvolvidos justamente para que o advogado não tenha que dedicar muito tempo a tarefas simples, como adequar o documento ao formato que cada Tribunal exige. Os programas são desenvolvidos de forma inteligente o suficiente para fazer isso pelos profissionais do Direito. Duvida? Peça uma demonstração!

Quer conhecer o PeticionaMais? Fale com um de nossos especialistas⬇️


6. Evite deixar que as coisas se acumulem

Alguns processos tramitam de formas semelhantes e necessitam dos mesmos documentos e peças jurídicas. Portanto, os advogados podem usar isso a seu favor. Principalmente para otimizar a execução do seu trabalho. Só é preciso organizar os arquivos e manter os modelos dos recursos jurídicos mais utilizados no andamento de processo e resgatá-los quando for necessário.

Nenhum documento precisa ser inédito no judiciário. Apenas é preciso ter o cuidado de incluir as informações corretas e atender aos preceitos determinados pela legislação para construir uma peça jurídica sem erros.

Todas essas dicas infalíveis podem ser implantadas de maneira muito simples. Comece já a usá-las e sinta a transformação que ocorrerá no seu dia a dia!


calculadora de comparação peticionamento eletronico ou manual

Artigos relacionados