Já ouviu falar em peticionamento eletrônico, processo digital e outras facilidades para o direito?

Primeiro visto com desconfiança, o processo digital trouxe um ganho para todos que o utilizam: tempo e inteligência para poder solucionar as questões do dia a dia.

É bem possível que você já tenha percebido isso claramente em sua vida e esteja colhendo alguns bons frutos que as facilidades do mundo moderno tem ajudado a florescer. Os advogados, com certeza, já puderam sentir esse movimento nas suas relações de trabalho. Afinal, as ferramentas que têm em mãos para operacionalizar a prática advocatícia, ganhar tempo e rentabilizar seus ganhos são muitas (e, a cada dia, surgem novas). Ao continuar lendo, você vai poder se surpreender com o que já existe!

Influência do processo digital na advocacia

Em um olhar rápido, já é possível ver que muitas das tarefas repetitivas e maçantes que eram desempenhadas por profissionais, hoje já podem ser feitas por softwares desenvolvidos para realizá-las. Um ganho advindo disso são clientes mais satisfeitos com os retornos mais rápidos que conseguem obter sobre suas ações judiciais. Outro, é a maior efetividade e a diminuição da carga de trabalho que, sabemos, é volumosa no âmbito da advocacia.

O que mais pode se considerar é que o processo digital força os advogados a estarem conectados e informados sobre as inovações que surgem acerca de seu trabalho. Em um bom sentido, não lhes resta alternativa a não ser entender e vislumbrar a multidisciplinaridade como algo que pode agregar crescimento, conhecimento e expansão.

Diferentemente do que a profissão representava antigamente, a advocacia dos tempos atuais não sobrevive somente pela função social inerente a sua existência. Embora as pessoas reconheçam essa força dos advogados, os tempos atuais exigem mais. Isso significa que as pessoas têm expectativas maiores e para acompanhar essa evolução e também permitir que a profissão progrida, os advogados precisam desenvolver competências relacionadas à administração, economia e tecnologia. Dar conta de tudo isso sozinho pode ser uma tarefa hercúlea. Melhor se cercar de meios que possam ajudar!

Entendido o contexto, é hora de saber quais recursos já existem e que inserem os advogados no processo digital de maneira fácil e intuitiva.

Audiências de conciliação online

A realização de audiências online já é uma possibilidade concreta. Existem plataformas online de conciliação em que um usuário pode fazer o relato do conflito e tentar um acordo com a outra parte envolvida. Com isso, vê-se um reflexo positivo na qualidade de vida das pessoas, especialmente das que esperam um desfecho rápido e simples para as questões que precisam ser resolvidas judicialmente. Também amplia-se o acesso à justiça e o exercício da cidadania.

Peticionamento eletrônico

Há algum tempo os tribunais já estão aceitando o envio de documentos eletrônicos. Além de facilitar o processo digital, esse novo modo de trabalho diminui a quantidade de pessoas transitando nos órgãos públicos, reduz a quantidade de papel e torna mais difícil o extravio de qualquer documento. Em contrapartida, os advogados precisam se deslocar para os Tribunais com menos frequência, não tem de se preocupar com o protocolo das petições e têm certeza de que o documento chegou ao seu destino. Os que quiserem diminuir as preocupações, podem contar com plataformas de peticionamento unificado que enviam mais de uma peça jurídica ao mesmo tempo, para diferentes Tribunais, mesmo offline.

Certificado digital

Não precisar assinar mais documentos à mão pode parecer pouca coisa, mas é, na verdade, uma libertação! Quando se fala em assinar documentos, a imagem que vem à cabeça não é de alguém sentado atrás de uma mesa, com uma caneta na mão, tirando papéis de uma pilha, assinando e colocando os papéis assinados em outra? Também pode parecer que pouco tempo era dedicado a isso, ou seja, que pouco se ganhou com o certificado digital, mas pare para fazer uma análise mais a fundo: se a pessoa não estivesse no escritório, mas os papéis estivessem lá, só voltando ao escritório para poder assiná-los, certo? A outra alternativa era imprimir uma nova cópia para ser assinada, caso desse tempo.

Uma realidade totalmente distinta formou-se atualmente, com a possibilidade de assinar petições com o certificado digital e armazená-lo na nuvem para que esteja sempre à mão. Isso faz toda a diferença na operacionalização da prática advocatícia de hoje em dia.

Apresentação de protesto online

A Justiça brasileira tem algumas particularidades. Por exemplo, para poder protestar um título, só se for no domicílio do devedor. Assim, caso você esteja em São Paulo (SP) e precise cobrar a dívida de uma empresa em Manaus (AM), a apresentação do protesto tem de ser feita na capital amazonense. Agora, faça um cálculo rápido de quanto dinheiro e tempo é preciso para ir de uma cidade a outra para protestar um valor. Vale o esforço? Com o processo digital, vale. A tecnologia encontrou soluções para essas questões e flexibilizou o trabalho do advogado. O profissional não precisa mais deixar de ganhar porque o custo-benefício de apresentar um protesto não vale.

Enfim, o processo digital pode ser visto de uma maneira muito diversa. Embarcar nele, mais que uma necessidade contemporânea, pode ser uma forma muito interessante de descomplicar a advocacia. Que outras facilidades para o direito você considera que merecem ser compartilhadas? Deixe a sua dica nos comentários.

Artigos relacionados