Peticionar online: no que você deve ficar atento ao escolher o software

Um dos maiores problemas que os escritórios de advocacia enfrentam no dia a dia é como peticionar online. 

A maior parte dos Tribunais já aceita o peticionamento eletrônico, mas para que ele possa ser realizado, os escritórios precisam ter instalado em seus computadores os programas e navegadores específicos exigidos por cada Tribunal. E como, às vezes, os programas dos Tribunais funcionam em sistemas operacionais diferentes, o que os escritórios têm de fazer é configurar individualmente os computadores para poder enviar a petição para diferentes Tribunais.

Em certos momentos, esse pode ser um fator limitante para o advogado, pois ou ele precisa estar no escritório para usar o computador com as configurações certas para peticionar online ou precisa reconfigurar o próprio computador cada vez que tem de enviar uma peça jurídica para um Tribunal. Em qualquer uma das situações ele precisa de mais tempo para executar uma tarefa que pode levar poucos minutos.

As demandas que os advogados têm de atender exigem deles agilidade e simplificação de atividades como o peticionamento eletrônico, o ato de protocolar dentro de um Tribunal de Justiça. Tanto que várias empresas de tecnologia no Brasil desenvolveram plataformas para que os advogados possam fazer tudo o que precisam em relação às petições em um só lugar, sem qualquer preocupação com especificações de programas e configurações.

As funcionalidades, os usos e o que essas plataformas resolvem devem ser bem compreendidas pelos escritórios de advocacia para que a escolha desse serviço contribua para a prática advocatícia de fato, e não o oposto. Ajudamos levantando alguns pontos principais do PeticionaMais.

Tudo o que é preciso saber para peticionar online com o PeticionaMais

1- Funcionamento no Mac OS

Muitos dos programas dos Tribunais tem restrições para que a petição online possa ser enviada no Mac OS ou exigem configurações muito específicas. Uma plataforma como o PeticionaMais elimina essas restrições ou configurações mais específicas. A plataforma é desenvolvida para atender aos critérios de uso do peticionador online no Mac OS, sem que os advogados tenham de se preocupar com essas questões.

2- Agilidade

Da maneira como os escritórios de advocacia executam o envio de petições online, quando não tem uma plataforma de peticionamento eletrônico unificado, o peticionamento pode levar até 50 minutos para ser feito. Nesse ritmo, o advogado conseguiria enviar, por dia, cerca de oito petições, em oito horas de trabalho. Ou ter um estagiário contratado somente para enviar essa quantidade de petições para os Tribunais por dia. Um custo que, comparado à contratação do PeticionaMais ou outra plataforma, pode ser maior do que o esperado para somente essa função.


como fazer peticionamento eletrônico sem perder tempo

3- Automatização do peticionamento

É preferível ter que enviar uma petição de cada vez para cada Tribunal ou poder, em um só lugar, determinar o Tribunal para o qual se quer peticionar e não precisar mais se preocupar se deu tudo certo com o protocolo do processo?

A automatização do peticionamento eletrônico não tira do advogado o controle sobre o envio das petições nem dispensa a necessidade de ter o suporte de um estagiário. Apenas colabora para que eles possam desempenhar tarefas que automatização nenhuma é capaz de realizar e que podem resultar em um ganho maior para o escritório de advocacia.

4- Importação de processos

Todo e qualquer processo pode ser cadastrado no PeticionaMais. Até os que o escritório já atende. A ferramenta permite a importação de um único ou de todos os processos a partir do número do cadastro no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Essa funcionalidade é importante para que os advogados do escritório consigam enviar as petições intermediárias sem ter de cadastrar o processo novamente. Uma vez cadastrado o processo no PeticionaMais, a plataforma arquiva os dados para serem usados quando necessário.

5- Sistema complementar

O PeticionaMais e nenhuma plataforma de peticionamento eletrônico unificado substitui qualquer software de gestão de processos do escritório de advocacia. O foco do peticionador online é outro: atuar na parte de operacionalização da área de protocolo dos escritórios. Até porque muitos softwares de gestão não possuem como funcionalidade o peticionamento unificado, necessitando serem complementados por uma plataforma como o PeticionaMais.

A única coisa que a solução possui que se aproxima à gestão é uma agenda que pode ser utilizada e sanar a necessidade de advogados autônomos ou que atuam individualmente. Mas não é isso que faz com o que o PeticionaMais seja uma ferramenta adequada para o escritório de advocacia, e sim as funcionalidades que facilitam a petição online.

Sempre há a possibilidade de agendar uma apresentação gratuita para comprovar tudo o que foi especificado sobre o PeticionaMais até aqui. 😉

Quer conhecer o PeticionaMais? Fale com um de nossos especialistas⬇️


Artigos relacionados