Escritório digital de advocacia: devo investir?

 

O que será que significa ter um escritório digital de advocacia? Será que é dispor de muitas tecnologias para advogar? Realizar atendimento online? Possuir muitas ferramentas que podem ser utilizadas virtualmente? Ou tudo isso junto?

Em tempos em que várias soluções tecnológicas surgem para a área do Direito, um escritório digital de advocacia é o tipo de escritório em que o advogado possui meios para ter o controle rigoroso de tarefas e prazos. Também é um escritório em que as ferramentas usadas para arquivar documentos e processos são as que facilitam o acesso e permitem conservá-los apropriadamente, livres da degradação do tempo. Por outro lado, também é o tipo de escritório que investe em meios para gerir recursos e, assim, alcançar o equilíbrio e o crescimento, a partir do aumento e manutenção da carteira de clientes, sem churn.

Em síntese, o escritório digital de advocacia é aquele que também tem como foco a eficiência. E que reconhece e utiliza as estratégias necessárias para alcançá-la, pois entende que isso não só colabora para potencializar a produtividade como também para escalar os serviços prestados.

Recentemente, o PeticionaMais fez um levantamento com os advogados e descobriu que um profissional da advocacia leva, em média, 50 minutos para enviar uma petição por intermédio dos sistemas dos Tribunais. Já os que utilizam uma solução tecnológica que permite o peticionamento eletrônico unificado conseguem protocolar a petição em apenas 7 minutos. No fim, essa diferença representa um aumento de 86% na produtividade.

Com base nesses dados, já é possível ter uma conclusão prévia sobre se é válido investir no escritório digital de advocacia. Mas não é só isso que deve ser pesado nessa decisão. Há outros pontos a considerar. Os mais importantes estão relacionados na sequência. Uma conclusão só é realmente possível após conhecê-los.

 Escritório digital de advocacia: o que considerar antes de investir

Advogados têm muitas atividades cotidianas para gerenciar. Mesmo quando não se envolvem diretamente com a gestão financeira e na criação de peças jurídicas, precisam estar ao menos informados para poder dar o próximo passo ou informar os clientes, independentemente de ser questionado por eles. Como construir esse e outros fluxos? Analógica ou digitalmente?

De fato, a tecnologia já está inserida no ecossistema da Justiça. A própria lei sobre a informatização do processo judicial já reconheceu esse avanço em 2006. Portanto, para os escritórios de advocacia, parece que faz mais sentido voltar-se para processos digitais do que analógicos. Afinal, é muito mais fácil arquivar documentos e processos em pastas salvas na nuvem do que criar e gerenciar diversos arquivos físicos, não é? Pois bem, então existem tecnologias já em uso nos escritórios de advocacia, adotadas naturalmente. Qual é o ganho em fazer isso com as demais?

1. Mais oportunidades

Um pouco acima foram revelados os dados que o PeticionaMais levanta com os advogados. O profissional pode ter, no mínimo, 43 minutos a mais de tempo por dia dedicado ao atendimento aos clientes. E não apenas aos que já utilizam os seus serviços, mas também aos que estão perto de contratá-lo. Portanto, o que vale mais: ficar 50 minutos peticionando ou investir na formação de um escritório digital para ganhar quase uma hora a mais no dia, pelo menos, para elevar os ganhos?

2. Competitividade

Mesmo que a advocacia não deva ser mercantilizada, de acordo com o Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), é preciso ser objetivo e olhar quantos profissionais há atuando na advocacia. Conforme o levantamento da própria OAB, cerca de dois milhões. Mediante esse dado, não há como negar que não é fazendo o mesmo que todos os outros que um escritório de advocacia vai conseguir melhores resultados. É preciso criar vantagem competitiva, algo que só é possível ser obtido por quem inova. Assim, voltamos à pergunta do tópico anterior: vale mais ficar 50 minutos peticionando ou investir na formação de um escritório digital para ganhar quase uma hora a mais no dia, pelo menos, para ser mais competitivo?

3. Menos perdas

Agora é hora de responder a outra pergunta. O que um escritório pode perder quando não é digital? Quando não aplica nenhuma ou apenas o mínimo de solução tecnológica para realizar o trabalho? Pelo levantamento do PeticionaMais, a perda mínima é de tempo e de produtividade. Porque a falta de interesse em dispor de uma plataforma para o envio de petições online, faz com que o advogado fique, ao menos, 50 minutos por dia dedicando-se a uma única petição. Tem por que fazer isso, quando em apenas uma hora, pelo menos oito petições poderiam ser encaminhadas para o Tribunal? O tempo é um ativo precioso dos advogados. Por isso, tem de ser utilizado estratégica e inteligentemente.

A otimização da gestão de tempo, processos e recursos financeiros proporcionados pela tecnologia implantada em um escritório digital é o que mais se observa naqueles que veem o investimento em soluções tecnológicas como uma possibilidade de elevar as receitas. Enfim, todo escritório pode ter o mesmo. Basta consultar o e-book Escritório Digital para saber como.

Artigos relacionados