Aumente sua carteira de clientes sem aumentar a equipe

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Escritórios de advocacia aumentam seu porte por crescimento orgânico: bons serviços atraem mais clientes, e uma carteira de clientes e processos maior demanda uma equipe mais robusta. Em uma frase, isso parece simples, mas o resultado é fruto de muito trabalho, sacrifício, competência, especialização, atendimento e satisfação dos clientes. Não existe empresa jurídica séria que prosperou sem alguns desses fatores.

Mas sabemos que o cenário de médios e grandes escritórios é competitivo. Não faltam profissionais disponíveis para atender os problemas das pessoas, seja no judicial, no extrajudicial ou no consultivo – e em qualquer das competências.  E não faltam pessoas com problemas a serem resolvidos.

As bancas que experimentam um aumento orgânico na carteira de clientes com frequência se deparam com um dilema: até que ponto valerá a pena para as finanças da empresa aumentar a equipe para conseguir atender todas as minhas demandas?

Trata-se de uma decisão financeira, mas que se for tomada em um momento errado pode prejudicar a viabilidade do negócio jurídico. Em tempos de pandemia, em que predominam incertezas socioeconômicas, essa situação se torna ainda mais crítica.

Assim, surge uma pergunta: é possível aumentar a carteira de clientes sem aumentar a equipe?

Eficiência organizacional e tecnologia

A resposta para a pergunta passa por um velho conceito, aplicado principalmente na indústria: eficiência. Basicamente, eficiência é sinônimo de produtividade, de fazer mais com os recursos disponíveis. Mas calma, não estamos falando de dispor de todos os advogados do escritório em uma linha de montagem trabalhando em processos 8h por dia sem interrupções!

Dentro da gestão organizacional, o conceito de eficiência e produtividade tem a ver com o famoso tripé de pessoas, processos e tecnologia. Buscar melhorias em cada um desses três aspectos resulta em maior eficiência em toda a operação do escritório. E dentro das bancas que apresentam crescimento orgânico na carteira de clientes, sabemos que os dois primeiros já são aplicados. Elas contam com profissionais competentes e processos bem alinhados ao atendimento dos clientes.

Mas o terceiro fator, a tecnologia, é muitas vezes deixado de lado no mundo da advocacia. Muitos escritórios acabam ignorando o contexto do Direito, que hoje funciona, em grande parte, no meio digital.

No âmbito do Judiciário, o processo eletrônico já é a regra. Quase nenhum advogado protocola suas petições diretamente no balcão do fórum. Toda a tramitação interna é feita por meio de sistemas de gestão digitais. Os tokens de certificado digital fazem parte da rotina dos escritórios. E já existem casos avançados de uso de inteligência artificial no Direito.

Já o ramo extrajudicial se reinventou nos últimos anos com as possibilidades tecnológicas. O mercado está repleto de ferramentas que promovem a autocomposição, ajudando a aproximar as partes e facilitando o diálogo.

Desta forma, promover o uso de soluções tecnológicas voltadas para as dores específicas do escritório é a chave para completar o tripé da eficiência na advocacia. E elas possibilitam uma melhoria nos processos internos e eliminam as tarefas mecânicas. Com isso, sobra mais tempo para os profissionais de dedicarem à atividade-fim da advocacia: atender os clientes e elaborar a melhor estratégia para cada caso.

Como o PeticionaMais pode ajudar a aumentar a carteira de clientes do seu escritório sem aumentar a equipe

O PeticionaMais é uma solução desenvolvida pela Softplan voltada a facilitar e agilizar a rotina de protocolos dos escritórios de advocacia. Em um só sistema web, é possível peticionar para dezenas de Tribunais de forma simplificada, em uma interface única. Também é compatível com qualquer navegador, dispositivo ou sistema operacional.

Por meio de robôs e automações, o PeticionaMais garante que as petições vão chegar ao Tribunal. Em caso de indisponibilidade, o sistema aguarda e reenvia o protocolo de forma automática. Assim, o advogado não precisa ficar esperando ou voltar para enviar novamente.

Além de agilizar o protocolo, o PeticionaMais também oferece mais segurança na gestão do certificado digital. Com a solução, eles são armazenados na nuvem, sem a necessidade de utilizar um token físico – aquele que fica trocando de mão em mão no escritório.

Ao proporcionar segurança e agilidade no protocolo, o PeticionaMais proporcionou ganhos expressivos de eficiência e produtividade em seus clientes. Com isso, eles conseguiram expandir as suas carteiras de clientes e produzir mais, com a mesma equipe. Reunimos a seguir alguns resultados reais:


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Author: Tomás M. Petersen
Jornalista, escritor, redator e analista de marketing na Softplan. Especializado em conteúdos sobre Justiça, tecnologia e inovação.

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